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71. História da Arte - Marcel Duchamp

Henri-Robert-Marcel Duchamp
Marcel Duchamp (1887-1968) foi o mais importante intérprete do Dadá de Paris e, em certo sentido, do Surrealismo que se seguiu.
De uma pesquisa dinâmica próxima ao Cubismo - Nu descendant un escalier, 1912,13 - passa à se apropriar de objetos de uso comum, introduzindo-os no âmbito artístico, com seu primeiro ready-made, Roda de bicicleta, 1913, assumindo o objeto comum como "arte".
É um dos precursores da arte conceitual.


 Nu descendant un escalier, No. 2(1912).
Óleo s/tela.
 Philadelphia Museum of Art

Entre os diversos ready-made de Duchamp ( que podem ser lidos como gesto gratuito, como ato de protesto dessacralizante contra o conceito "sacro" da "obra de arte", mas também como vontade de aceitar na esfera da arte qualquer objeto "finito", desde que seja designado como "arte", temos: Porta-garrafas (1914), Fountain (1917, um mictório na vertical), ApolinÈRE EnameLED (1916-17, como um jogo de palavras entre o nome de um esmalte e o de Apollinaire, o poeta surrealista seu amigo), L.H.O.O.Q. (1919, a famosa Gioconda de bigodes; no título, simbologias polissêmicas).

Em 1915, Duchamp dava início à "obra" de sua vida, o Grande Vidro, ou La mariée mise a nu par ses célibataires, même (com o jogo enigmático da pronúncia même e m'aime).

L.H.O.O.Q. (1919)





Duchamp é uma referência para todas as novas vanguardas do segundo pós-guerra, do New Dada às experiências de recuperação do corpo como expressão artística, na intenção de fazer coincidir arte e vida.




Fontes: Livro Arte Moderna, de Giulio Argan e en.wiki

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