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63. História da Arte - Século XX - Dadá

Convite para a Conferência Dadá em Paris,
Weimar, 25 September 1922
. Por Theo van Doesburg.Acervo do Museu Nacional de Arte Moderna de Paris.
Diferentemente de outras correntes que, seja como for, nascem de uma vontade de conhecer, interpretar a realidade e dela participar, o movimento Dada é uma contestação absoluta de todos os valores, a começar pela arte. O movimento surge quase simultaneamente em Zurique, a partir de um grupo de artistas e poetas - Hans Arp, Tristan Tzara, Hugo Ball, entre outros -, e nos Estados Unidos, depois da exposição de 1913, o Armory Show, aberto à arte de vanguarda, com dois pintores europeus, Marcel Duchamp e Francis Picabia, e um fotógrafo americano, Stieglitz, aos quais logo depois se juntará Man Ray, pintor e fotógrafo americano. O movimento se alastra rapidamente, outros pintores aderem ao movimento, entre eles Marx Ernst e Kurt Schwitters. São os anos da Primeira Guerra Mundial, cuja mera conflagração pôs em crise toda a cultura internacional.

Características do dadaísmo:
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e em um contexto artístico;
- Irreverência;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumsimo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de sons, fotografias, músicas, poesia, jornais etc. na composição das obras de artes plásticas;
- Caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.

Fontes: Livro Arte Moderna, de Giulio Argan e site suapesquisa. Imagem da wikimedia.




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