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52. História da Arte - Kandinsky

Odessa Port, 1898,
 óleo sobre tela, 65х45cm
Moscou, The State Tretyakov Gallery





Wassily Kandinsky é considerado o fundador da
pintura abstrata. Ele foi de fato o primeiro pintor
que prescindiu da representação de objetos e de
temas da natureza de forma esplícita, entendendo
a renúncia à figuração como meio necessário para
alcançar uma pintura pura.
Akhtyrka, 1901
Städtische Galerie  Munique, Alemanha

Uma de suas primeiras pinturas conhecidas mostra a familiaridade do pintor com os ambientes da pintura simbolista, ainda que a execução denote a influência do impressionismo francês.




















Roterdan Sun, 1906.

Circles in a Circle, 1923


Composition 9, 1936

"Para Kandinsky, experimentador rigoroso, o ponto e a linha correspondem ao que é possível fazer com uma ponta dura e tracejadora; a mancha de cor corresponde ao que é possível fazer com um pincel embebido em matéria corante mais ou menos diluída; o papel, por convenção, corresponde a uma extensão ilimitada que é, aqui e ali, interrompida por signos e que assim torna-se, ela também, signo significante." (extrato do livro Arte Moderna, de Giulio Argan, p.447)


Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, em 1866, filho de uma família abastada. Passou mais da metade da sua vida na Alemanha e na França, mas sempre conservou fortes vínculos com sua cidade natal. O artista teve que abandonar a Alemanha devido à ascenção do nazismo, pois sua obra foi incluída na sinistra relação de arte degenerada, e instalou-se em Neuilly-sur-Seine, próxima à Paris, onde permaneceu até o fim da vida, em 1944, onde foi sepultado, no antigo cemitério da cidade.



Em 1911, Kandinsky fundou o movimento Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul), um grupo sem  um programa preciso, mas com uma orientação decididamente espiritualista. A finalidade era coordenar e defender, através de exposições inetrnacionais cuidadosamente escolhidas e com textos teóricos e polêmicos, todas as tendências pelas quais, como explciava Kandinsky, a esfera da arte se distingue nitidamente da esfera da natureza e a determinação das formas artísticas depende exclusivamente dos impulsos interiores do objeto.

Fontes: Wikimedia (imagens), livros Arte Moderna, de Giulio Argan e Wassily Kandinsky.

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