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Etimologia - Impressionismo

Jardins de Monet, em Giverny, França. Foto: Lais Castro, 2011.
Em 1874, um grupo de pintores formado por Camille Pisarro, Paul Cézanne, Claude Monet, Edgar Degas e Augusto Renoir, entre outros, tiveram seus trabalhos recusados pelo Salão Tradicional de Paris e resolveram apresentar uma exposição alternativa no ateliê do fotógrafo Félix Nadar. O título de um dos trabalhos ali apresentados - Impressão, nascer do sol - de Monet, foi usado pelo crítico parisiense Louis Leroy para denegrir os pintores, qualificando-os pejorativamente como impressionistas.
Com esse grupo, inaugura-se uma era de cores puras e vivas e de pinceladas visíveis e separadas, em contraste com a finalização perfeccionista dos clássicos. Tratava-se de fixar na tela não a imagem fotográfica da realidade, mas as formas e cores tais como o olho as percebem um um instante; desejavam capturar na tela a realidade percebida sem considerações estéticas. "Pinto como os pássaros cantam", disse Monet.
Apesar da intenção pejorativa de Leroy, os pintores tomaram para si o nome de Impressionistas. Até então esses artistas eram chamados de pintores de maneira clara, para distinguir-los dos de maneira escura, como se denominava aos clássicos.
A palavra francesa impression, de onde provém o nome desta escola, formou-se a partir do verbo imprimer, registrado em 1356 com o sentido de "oprimir", "pressionar", porém também com o de "provocar um sentimento". A partir da invenção da imprensa por Gutemberg, entre os diversos significados deste verbo incluiu-se "imprimir" (um livro) e também "impressionar".
Impression origina-se do latim impressio (marca, impressão no espírito), substantivo feminino derivado do verbo imprimere, formado por in- (em) e premere (apertar), derivado do indo-europeu per- (golpear).

Fonte: elcastellano.org.

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substantivo masculino 1. Númeronecessáriodemembrosparaqueuma.assembleiapossafuncionar. 2.����������…